domingo, 15 de maio de 2011

Introdução ao Liberalismo

No antigo regime Portugal sofreu invasões francesas entre 1807 e 1811 que deixaram profundas marcas e foram responsáveis pelo advento da revolução liberal de 1820. Seguem-se os acontecimentos que levaram às três invasões que Portugal sofreu por parte da França.

            •  1806 - Bloqueio Continental 

- Consistia em isolar economicamente as Ilhas Britânicas, que acabou por ter um impacto bastante negativo para Portugal uma vez que Inglaterra era sua aliada. ---» Portugal não se subordinou ao Bloqueio.





Nota: A não aceitação do bloqueio continental custou a Portugal as três invasões comandadas por: Junot, Marechal Soult e pelo Marechal Massena.


          •     1808 - Abertura dos portos brasileiros

- O marechal Beresford ficou incumbido de reestruturar o exército e organizar a defesa do reino contra os franceses, enquanto D.João VI insistia em permanecer no Brasil. Beresford exerceu um rigoroso controlo sobre a economia, no entanto a situação económica do reino assumia contornos deploráveis e para esta situação contribuiu a abertura dos portos. Consequência ---» Portugal perde exclusividade em comercializar com o Brasil. 




Nota: A colónia brasileira abastecia a bom preços a metrópole de alimentos como arroz, café e açúcar e matérias-primas, como o algodão, tabaco, peles. A colónia brasileira constituía também um mercado de escoamento.


            • 1818 - Fundação do Sinédrio

- A agitação revolucionária levou a que fundasse uma associação secreta por Manuel Fernandes Tomás. A criação do Sinédrio é um dos sinais que antecede a implantação do liberalismo em Portugal. 





Nota: Esta associação criou a conjuntura propícia à mudança a vários níveis entre eles a nível social. Exemplo: Burguesia, uma vez que era o grupo mais afectado pela crise no comércio e indústria, era o mais descontente logo estava mais predisposto à mudança.




Fonte: Manual "O tempo da história - 2ª parte", apontamentos e google

Sem comentários:

Enviar um comentário