domingo, 15 de maio de 2011

Transformações políticas - Século XIX

Apesar do sistema liberal ter visto entraves à sua consolidação foi-se aperfeiçoando desde o século XVIII, tendo sido implantado em vários países da Europa, entre eles Portugal, como já foi referido anteriormente. A importância de implementar o liberalismo na Europa significava a eliminação dos regimes absolutistas, dos quais resultaram as monarquias constitucionais. Um marco importante do liberalismo, e artigo presente na constituição de 22 era a soberania da nação, pois os cidadãos activos eram representados nas assembleias.
Mais tarde, a partir do terceiro quartel do século XIX o sistema liberal foi aperfeiçoado dando origem às democracias representativas, designado de demoliberalismo.

  • Sistema monárquico foi substituído por um regime político republicano, no qual o chefe de estado é eleito periodicamente
  •  Sufrágio censitário foi substituído pelo sufrágio universal. No entanto o voto das mulheres, dos negros e dos analfabetos estava longe de se conquistar
  • O voto tornou-se secreto e os cargos políticos passaram a ser remunerados abrindo um caminho à participação das classes médias e do operariado na vida política. 


---» Apesar do aperfeiçoamento não se atingiu a perfeição continuando a existir desigualdades sociais!




Fonte: Manual "O tempo da História" - 2ª parte e apontamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário